Quais são os itens básicos na Prevenção Contra Incêndio
Para que uma edificação esteja sempre segura e conforme a proposta de proteção contra incêndios previstas por Normas, é necessário avaliar periodicamente os sistemas de sinalização, hidrantes, luz de emergência, alarmes, escada de segurança, extintores portáteis e sobre-rodas e brigada de incêndio. O sistema elétrico também requer manutenção e atualização constantes.
A conferência periódica do sistema de prevenção e combate a incêndio é essencial para garantir que todos os componentes desse sistema estejam em pleno funcionamento e prontos para serem usados em caso de necessidade; ela é fundamental para manter a segurança das edificações e garantir que todas as medidas de prevenção e combate a incêndio estejam em conformidade com as normas e regulamentos aplicáveis.
Deve ser realizada por profissionais capacitados e seguir um plano de manutenção predial adequado, a fim de evitar acidentes e garantir a proteção dos ocupantes do edifício.
Quais são os itens básicos para verificação
Os itens básicos que devem ser verificados durante essa conferência periódica são:
a) Sistemas de Sinalização de Incêndio:
– Verificação de sinais de alarme visíveis e em boas condições.
– Teste de acionamento dos alarmes, garantindo que funcionem corretamente.
– Verificação de painéis de controle e sua funcionalidade.
b) Hidrantes:
– Inspeção visual para garantir que não haja obstruções, como veículos estacionados ou objetos bloqueando o acesso aos hidrantes.
– Teste de operacionalidade dos hidrantes, incluindo abertura das válvulas e fluxo de água adequado.
c) Luz de Emergência:
– Verificação de luminárias de emergência para garantir que estejam funcionando e carregadas.
– Troca de baterias ou lâmpadas defeituosas, se necessário.
d) Alarmes:
– Teste dos alarmes sonoros e visuais para certificar-se de que estão operacionais.
– Verificação do funcionamento das centrais de alarme.
e) Escada de Segurança:
– Inspeção visual das escadas de segurança para garantir que não haja danos ou obstruções.
– Certificação de que as escadas de segurança estão acessíveis e em boas condições de uso.
f) Extintores Portáteis e Sobre-rodas:
– Verificação das datas de validade dos extintores e recarga quando necessário.
– Inspeção visual para assegurar que os extintores estejam em seus devidos lugares e em boas condições de funcionamento.
g) Brigada de Incêndio:
– Treinamento e reciclagem dos membros da brigada de incêndio para garantir que estejam preparados para agir em caso de incêndio.
– Verificação dos equipamentos da brigada, como mangueiras e equipamentos de proteção, para garantir que estejam em boas condições.
h) Sistema Elétrico:
– Inspeção das instalações elétricas, verificando se não há fios desencapados, curtos-circuitos ou sobrecargas.
– Teste de funcionamento dos sistemas de iluminação de emergência alimentados pela rede elétrica.
i) Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA):